top of page
angelaluvisotto

ABES promove webinar para discutir gestão e redução de desastres a partir da experiência do Sul

ABES promove webinar para discutir gestão e redução de desastres a partir da experiência do Sul


A ABES-PR (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) vai promover no próximo dia 21 de novembro, o webinar “Gestão e redução de riscos de desastre, drenagem urbana sustentável” em parceria com as seções Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). O evento será transmitido pelo canal da ABES Saneamento, no Youtube, das 10h às 12h. O webinar será moderado pela professora Luciane Pimentel e contará com a participação de professores dos três estados: “Nós vamos realizar esse webinar num formato em que todos os palestrantes poderão complementar a fala do outro. O objetivo é promover a troca de experiências entre eles”, afirma a professora.

As mudanças climáticas

​O Brasil precisa reagir aos eventos meteorológicos que estão se modificando, com intensidades extremas e em períodos de recorrência mais curto. Tais fatos, corroboram com dados apresentados Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas – IPCC, por meio do último relatório publicado em 2022, referente as avaliações do sexto ciclo de informações científicas atualizadas, que destacam o estado físico do clima global, o impacto das alterações climáticas e a mitigações, denominado AR6. Tais efeitos estão sendo sentidos do Sul ao Norte do Brasil, sendo que foram potencializados devidos aos efeitos das anomalias climáticas, como o El Niño. No Sul as fortes chuvas e constantes estão causando prejuízos financeiros, sociais e ambientais aos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

​O Brasil conta atualmente com melhorias significativas na ampliação de suas redes de monitoramento, mas há desafios importantes na gestão e redução dos riscos, assim como na proposição de medidas para adaptação e mitigação. Novas soluções para a drenagem são parte dessas medidas necessárias. Mas, precisam ser articuladas com os outros elementos do saneamento básico e com as soluções de habitação.

Conheça os participantes e os temas que serão abordados no webinar:

Professor Renato Lima

Desastres: a experiência internacional e sua aplicação no Brasil

Renato Lima possui graduação em Geologia (UFPR-1980) e é Professor da Universidade Federal do Paraná-UFPR, com pós-graduação na Universidade de Brasília e na École de Mines de Paris. Foi idealizador e criador do NIMAD - Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e do Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID/UFPR, onde é Diretor. Autor de dezenas de conferências e artigos científicos apresentados em cerca de 20 países é autor e coordenador de 4 livros sobre meio ambiente e sobre desastres. É Vice-Presidente da Organização Internacional de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - OIUDSMA. Entre outros, recebeu o prêmio Centenário do Rotary Internacional pela sua contribuição humanitária e o Prêmio de Meio Ambiente da Cidade de Curitiba. Foi conferencista principal do 11° Congresso da Associação Brasileira de Geologia Ambiental e de Engenharia - ABGE, do IV Congresso Internacional da OIUDSMA na Nicarágua e conferencista de honra da abertura do ano letivo na Universidade de Granada (Espanha). Fez a conferência na entrega do Prêmio de Meio Ambiente da Cátedra Unesco de Meio Ambiente da Universidade de Valência (Espanha). Atua como especialista-consultor da ONU para o tema desastres ambientais e naturais. Integrante da equipe UNDAC ? United Nations Disaster Assessment and Coordination. Atuou como cientista especializado na reposta a mais de 40 grandes desastres (inundações, deslizamentos, terremotos, furacões) em diversos países. Em junho de 2009 recebeu em Bruxelas o Prêmio ?Green Star Award? concedido ao CENACID pela ONU por excelência na prevenção, preparação e resposta a desastres. Integra o International Consortiun on Landslides desde 2012. Foi Secretario de Meio Ambiente de Curitiba entre 2012-2016. Presidiu o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e integrou o Conselho Nacional de Meio Ambiente- CONAMA no período 2012-2017.Nos ultimos anos tem atuado nas áreas de riscos geológicos, resposta a desastres e geoilogia ambiental. Atualmente é Diretor do CENACID e integra o Board of Representatives do International Consortiun on Landslides (ICL-UNESCO-ISDR).

Julio Salecker

Desastres e os Organismos de Bacias Hidrográficas

Engenheiro Agrícola e Eletrotécnico –UFPEL e ETFPEL

Especialista em Planejamento Energético Ambiental - UFRGS

MBA em Gestão Empresarial pela FGV

Professor Graduado FORPED – UNIVATES

Especialista em Gestão do Cooperativismo - LASALLE

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos –ANA / IPH - UFRGS

Membro do Comitê Taquari-Antas desde as reuniões de Formação em 21/10/1996, onde entrou no SERH - Presidente e atual Vice-Presidente

Membro do Comitê Pardo, também Vice-Presidente e Presidente – 2009 a 2016

Diretor Fundador da Associação Gaúcha de Pequenas Centrais Hidrelétricas –AGPCH

Conselheiro no CRH –2013 a 2017

Conselheiro no CONSEMA –2019 a 2023

Coordenador Geral do Fórum Gaúcho de Comitês - 2020 a 2024

Diretor de Infraestrutura da CIC VT - 2021 a 2023

Diretor na Cooperativa CERTEL - desde 2009, funcionário desde 1999

Marcos Antônio Mattedi

Percepção, comunicação de riscos, prevenção de desastres e redes sócio técnicas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e estágio pós-doutoral no Centre de Sociologie de Linnovation - ENMP/Paris (2003). Dirige o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos da Tecnociência - NET desde 2006 e atualmente é professor titular do Programa de Pós Graduação em desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do conhecimento científico, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência e tecnologia, desenvolvimento regional, sociologia, impactos ambientais, desastres, meio ambiente e percepção ambiental. Atualmente pesquisa os processos de formação e dissolução de redes sociotécnicas. Dedica-se, ainda, a complementação da formação em Ciência da Computação.Site do Núcleo de Estudos da Tecnociência: https://www.net-dr.org/Hotsite com publicações sobre a covid-19: https://www.net-dr.org/covid-19

Luis Henrique Beduschi

A drenagem sustentável como ferramenta de gestão na prevenção de desastres.

Engenheiro Civil, formado na Universidade Regional de Blumenau – FURB. Atuou como professor substituto da sua universidade de origem entre 2015 e 2021. Trabalha na Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB) com Manejo de Águas Pluviais Urbanas e Planejamento Urbano desde 2015. Atuou na equipe que revisou o Plano Diretor de Blumenau (LC 1181/2018) em parceria com o projeto GIDES (Projeto de cooperação Brasil-Japão) tendo sido o responsável pela criação de inúmeros mapas analíticos que deram embasamento à tomada de decisão das Macrozonas/Macroáreas, que orientam o crescimento sustentável da cidade. Trabalha desde 2019 na Diretoria de Drenagem da PMB onde já elaborou, para o município de Blumenau, o mapa de suscetibilidade de alagamento por chuvas intensas; determinou cada bacia que contribui para os locais de alagamento de toda a cidade; elaborou modelo digital de terreno voltado estudos hidrológicos; modelo digital com o caminho das águas a nível de lote para todo o município que permite determinar em qualquer ponto, rapidamente, as vazões solicitantes do sistema. Atualmente trabalha da padronização e aplicação de metodologia de cadastramento de redes de drenagem do município de Blumenau.

Serviço:

Webinar: “Gestão e redução de riscos de desastre, drenagem urbana sustentável”

Data: 21/11/2023

Horário: das 10h às 12h



ABES promove webinar para discutir gestão e redução de desastres a partir da experiência do Sul
ABES promove webinar para discutir gestão e redução de desastres a partir da experiência do Sul


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page