top of page
angelaluvisotto

Paraná é destaque no 32º Congresso da ABES

Atualizado: 1 de jun. de 2023

Representantes da ABES-PR estiveram em painéis sobre investimentos, dos presidentes de Companhia e apresentaram as iniciativas do Estado para o avanço do setor



Na última segunda-feira, 29 de maio, a diretoria da ABES-PR (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Paraná) avaliou e discutiu na 10º Reunião Ordinária de 2023, a participação do estado no 32º Congresso da ABES. Realizado entre os dias 21 e 24 de maio, em Belo Horizonte, o Congresso reuniu mais 7000 pessoas e centenas de especialistas do setor para tratar dos assuntos que envolvem não só a universalização do saneamento no Brasil, mas as condições de infraestrutura para alcançá-lo. De acordo com a presidente da ABES-PR, Selma Cubas, “o Congresso deste ano foi muito amplo e tratou de questões científicas e políticas que envolvem o saneamento ambiental no país. Nós saímos de lá com muito conhecimento adquirido, foi muito rico participar mais uma vez de um Congresso dessa magnitude”, afirmou.


De acordo com os diretores da ABES-PR, a participação paranaense no Congresso também mereceu um destaque especial. “Nós tivemos uma participação muito efetiva nesse Congresso. Eu participei de um painel sobre investimentos no setor, o Luiz Henrique Bucco, nosso ex-presidente que hoje está na diretoria nacional da ABES, moderou o painel dos presidentes de companhias de saneamento e o Antônio Carlos Gerardi, da ABES-PR, falou sobre a realidade paranaense no contexto nacional. Foi importantíssimo jogarmos luz no nosso estado, que ante outros brasileiros, está numa posição de destaque nos rankings e índices de saneamento básico”, explicou Selma.


Ainda de acordo com os diretores do Paraná, o Congresso, embora amplo reuniu muitas associações que estão envolvidas e engajadas no avanço dos índices de saneamento em todo o país. “Voltamos deste congresso com a vontade de discutir mais ainda o assunto e ampliar o tema para que a solução para o saneamento seja uma solução integrada com todos os atores que impactam no setor. Precisamos tratar de saneamento junto com a política de habitação popular. É preciso avançar em planejamento urbano, no trato de resíduos sólidos, falar sobre economia criativa, tudo isso para construirmos um legado para as futuras gerações que vão continuar planejamento e promovendo o saneamento ambiental”, finaliza Selma.


Do 32º Congresso da ABES sairá uma carta com os principais diagnósticos, desafios e soluções que foram apresentados no evento. O próximo Congresso da ABES será realizado em 2025, em Brasília, no DF. O Congresso da ABES é o maior evento de saneamento ambiental do Brasil.





Comments


bottom of page